domingo, 24 de junho de 2018

Salsa colombiana manda primeiro cabeça-de-chave da Copa para casa

Cuadrado sela a vitória colombiana contra a Polônia (Divulgação FIFA)

      Em uma partida disputada com a corda no pescoço para ambas as seleções, Colômbia e Polônia encerraram a segunda rodada da fase de grupos da Copa. Melhor para os jogadores da terra do café, que impuseram um contundente 3x0 sobre os poloneses - e mandaram os conterrâneos do papa João Paulo II para casa.
      No primeiro tempo, a Polônia até começou melhor, mas os colombianos passaram a tocar a bola e ter mais consistência entre o meio campo e o ataque. Isso acabou fazendo com que os poloneses ficassem a maior parte do tempo no campo de defesa. Não houve grandes chances até os 35 minutos, quando Cuadrado fez grande jogada pela direita, passou por dois poloneses e chutou para defesa de Szczesny.
      O gol colombiano saiu aos 39 minutos, mais uma vez em jogada pela direita de ataque. Quintero passou a James Rodriguéz, que ergueu a bola na cabeça de Mina. Szczesny tentou sair do gol, mas o ex-zagueiro palmeirense se antecipou para abrir o placar.
      No segundo tempo, a Polônia abriu um pouco mais o time. A melhor oportunidade surgiu aos 13 minutos, quando Krychowiak fez um belo lançamento para Lewandowski. O centroavante do Bayern de Munique dominou com categoria e chutou forte, mas Ospina saiu bem e impediu o gol. Quando os poloneses pareciam pressionar, veio o segundo gol colombiano. Quintero fez bela assistência para Falcão Garcia, aos 25 minutos. O atacante bateu de trivela, com o pé direito, vencendo Szczesny e marcando 2x0.
      A partir daí a Polônia se desmanchou. Aos 29, James Rodriguéz (o nome do jogo) ficou entre três poloneses. Mesmo assim, achou uma brecha para enfiar a bola para Cuadrado. O meia da Juventus (Itália) correu sozinho, avançou e na saída do goleiro marcou 3x0.
      A única chance polonesa depois disso aconteceu aos 43 minutos, quando Lewandowski chutou de fora da área no ângulo, mas Ospina espalmou. Uribe ainda perdeu um gol ao tentar fazer de calcanhar, depois de dividida na área, mas a zaga polonesa afastou.
      Com o resultado, os colombianos estão vivos na Copa. Precisam vencer o Senegal para se classificar. Até podem, devido ao saldo de gols, empatar com os africanos, mas precisam torcer para derrota do Japão diante da Polônia. 
      Aliás, a curiosidade: de todos os cabeças-de-chave do mundial, a Polônia é a única matematicamente eliminada. E, de quebra, foi a primeira seleção europeia a ser derrotada por uma sul-americana no mundial 2018.

POLÔNIA: Szczesny; Piszczek, Bednarek e Pazdan (Glik); Krychowiak, Goralski, Bereszynski (Teodorczyk) e Rybus; Zielisnki, Lewandowski e Kownacki (Grosicki) Técnico: Adam Nawalka.

COLÔMBIA: Ospina; Arias, Davinson Sanchez, Mina e Mojica; Aguilar (Uribe), Barrios, Cuadrado, Quintero (Lerma) e James Rodriguez; Falcao (Bacca) Técnico: Jose Pekerman.

Árbitro: Cesar Ramos, tendo como auxiliares: Marvin Torrentera e Miguel Hernandez (todos do México).

Nenhum comentário:

Postar um comentário