terça-feira, 19 de junho de 2018

Primeira rodada da Copa termina com quebra de tabus e curiosidades

978686916
Cissé (de Senegal, com o indicador apontado) é o único técnico negro no continente africano (Divulgação FIFA)


     O jogo Polônia 1x2 Senegal marcou o fim da primeira rodada da Copa do Mundo. Todos os grupos já concluíram suas partidas. E há registros interessantes a fazer, estatísticas a apresentar. E, claro, curiosidades. Muitas bem interessantes.
      O Japão bateu a Colômbia por 2x1 e tornou-se o primeiro país asiático a vencer um sul-americano em Copas.
      Cristiano Ronaldo marcou três gols contra a Espanha. Foi o 51º "hat-trick" da história dos mundiais. E, por coincidência, a 51º vez que o português da Ilha da Madeira marca três vezes na mesma partida.
      A maior goleada da rodada foi Rússia 5x0 Arábia Saudita.
      Não houve 0x0 na primeira "ronda" da Copa. 
      Apenas Carlos Sanchéz (Colômbia) foi expulso. Mesmo assim, não por jogada violenta e sim por ter impedido o gol do japonês Kagawa colocando a mão na bola. Aliás, Sanchéz é o segundo jogador a ser expulso mais rápido em uma Copa. O outro também é sul-americano: Batista, do Uruguai, foi expulso na Copa de 1986 no México aos 49 segundos de jogo - contra a Escócia.
      O Brasil completou o terceiro jogo consecutivo sem vitória em Copas do Mundo - em 2014 levou os famosos 7x1 da Alemanha e 3x0 da Holanda. Agora, empatou em 1x1 com a Suíça. 
      A primeira rodada teve 38 gols em 16 jogos - média aproximada de 2,37 por jogo.
      Senegal foi a única seleção africana a estrear com vitória.
      Apenas duas seleções europeias foram derrotadas nos confrontos interconinentais: Alemanha (perdeu para o México por 1x0) e Polônia (levou 2x1 de Senegal). 
      Pela primeira vez houve utilização de árbitro de vídeo para definição de um lance. Aconteceu em França 2x1 Austrália, com definição de pênalti para os franceses - batido e convertido por Griezman. Depois, foram mais quatro vezes até o momento.
      O argentino Mauro Vigliano foi o árbitro de vídeo mais participativo da primeira rodada da Copa. Ele indicou os lances em França x Austrália e entre Suécia x Coréia do Sul.
      Desde 1974 as seleções sul-americanas não estreavam de maneira tão pífia na Copa. Apenas o Uruguai venceu. Brasil e Argentina empataram suas partidas, enquanto Peru e Colômbia foram derrotados. 
      Zebra, mesmo, na primeira rodada, foi a derrota da campeã mundial Alemanha para o México por 1x0.
      Dois pênaltis foram perdidos na primeira rodada da Copa. E justamente por sul-americanos: Messi contra a Islândia e Cueva (Peru) contra a Dinamarca.
      Uma nuvem de mosquitos quase paralisou a partida entre Inglaterra e Tunísia em Volvogrado. Os atletas ingleses foram os mais "atingidos" e precisaram utilizar repelentes para espantar os insetos.
      Uma das curiosidades da partida entre França x Austrália não se limitou ao árbitro de vídeo. Aos 27 minutos do primeiro tempo, numa dividida entre o francês Kanté e o australiano Aziz Behich, a bola simplesmente estourou. O australiano foi tentar sair jogando e parecia chutar uma sacola de plástico. O árbitro uruguaio Andres Cunha deu bola ao chão e os franceses devolveram a posse à Austrália
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário