A torcida pelo bageense Roberto Alcalde Rodriguez será grande no dia 11 de setembro,domingo, quando o nadador inicia sua trajetória nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Entretanto, outro nadados nascido na Rainha da Fronteira deixou seu nome na história da Paralimpíada. Trata-se de Luís Antônio Corrêa da Silva.
Se Rodriguez participa de sua primeira paralimpíada, Silva participou dos jogos de Sydney (2000), Atenas (2004) e Pequim (2008). Na terra do Olimpo obteve a consagração ao participar da equipe brasileira campeã olímpica no revezamento 4x50 metros medley. Em Sidney havia batido na trave, conquistado três pratas (nos 50 metros borboleta, classe S6, e nos revezamentos 4x50 metros livre e medley).
Em Pequim o bageense despediu-se dos jogos com mais uma medalha de prata, desta vez no revezamento 4x50 metros medley.
Silva nasceu com má-formação dos membros inferiores e do braço direito e começou a praticar a natação em 1995. Ele mora em Recife, capital de Pernambuco, desde 1994. Entretanto, quando tem uma folga nas atividades vem a Bagé.
Tive o prazer de entrevistá-lo quando esteve em Bagé, em 2009, na Rádio Difusora. Falando sempre com carinho da APAE, onde frequentou, e ficou impressionado à época por muita gente ter acompanhado os jogos de Pequim pela televisão - e visto sua medalha de prata.
Agora é ficar na torcida para que Roberto Alcalde Rodriguez possa lutar nas piscinas por mais uma conquista para o Brasil. E por mais uma medalha vindo para a Rainha da Fronteira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário