domingo, 8 de julho de 2018

Copa pode ter menor número de 0x0 desde 1958


Belgas também podem chegar a sete vitórias seguidas, como o Brasil em 2002 (Divulgação FIFA)
      A dois dias do início das semifinais da Copa do Mundo 2018, o mundial apresenta uma curiosidade. Embora a maioria das seleções prime pelo aspecto defensivo, pode ser a primeira vez desde 1958 que a quantidade de partidas terminadas em 0x0 seja a menor possível. Há 60 anos uma Copa não apresentava tão poucas partidas com o placar em branco. 
      Apenas um jogo terminou 0x0 até agora: França x Dinamarca - cuja arbitragem pertenceu ao brasileiro Sandro Meira Ricci. O jogo, válido pela última rodada do Grupo C, servia para definir a classificação dinamarquesa (que viria com um empate) e a confirmação do primeiro lugar da chave para os franceses. Moral da história: as duas equipes passaram a tocar a bola para o lado e o público não perdoou: a vaia ecoou pelo estádio. 
      Mais algumas curiosidades merecem registro:
- Apesar de eliminado, o Brasil assumiu a artilharia de todos os mundiais. A Seleção tem agora 229 gols, contra 226 da antiga recordista, a Alemanha.
- O Brasil também permanece como a equipe com o maior número de vitórias consecutivas em Copas. São 11, entre os mundiais de 2002 e 2006. 
- Todas as 32 seleções participantes da Copa da Rússia marcaram ao menos um gol.
- Classificada para a semifinal após eliminar o Brasil, a Bélgica é detentora de um recorde inusitado em copas: o de maior quantidade de empates consecutivos. São cinco, entre 1998 e 2002).
- Os belgas também são os únicos semifinalistas que podem repetir a façanha do Brasil em 2002 e conquistar o mundial com sete vitórias. Até o momento, tem cinco. 
- A tecnologia do árbitro de vídeo marcou um avanço: as partidas, em média, duram três minutos e 23 segundos a mais do que o mundial de 2014. Além disso, o VAR (sigla em inglês) auxiliou na marcação de seis pênaltis. E o sistema funcionou até para não marcar um pênalti: na partida entre Suécia x Suíça, o árbitro voltou atrás após marcar pênalti no final do jogo para os suecos. O lateral suíço Lang foi expulso pela derrubada (era o último homem em uma clara e manifesta situação de gol), mas a falta foi cometida fora da área. O VAR alertou e o juiz marcou a falta a um passo da grande área. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário