segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Novas do dia

Retirada 
      Com a chegada de um guincho começou a retirada do maquinário que tomava conta do estacionamento do Centro Administrativo em Bagé. O cemitério de máquinas sucateadas ficou exposto durante quase todo o mês de janeiro, gerando comentários prós e contra a iniciativa (muito mais prós, diga-se de passagem).

Retirada II
      Entretanto, com o passar do tempo, foi diminuindo o impacto junto à população sobre o estado dos veículos - desde os mais comuns até viaturas pesadas. Integrantes do governo deram-se conta de que a situação já passara do ponto de exposição e o fato de as máquinas ficarem por mais tempo poderia até jogar contra - ainda mais em um período onde a visitação a Bagé aumenta por causa das férias.
      O impacto mais importante já fora alcançado. Agora é hora de recolher o maquinário e dar um destino - seja ele a sucata ou a reforma.

Lixo
      Embora não haja um descontentamento público e notório, a mudança no horário do recolhimento do lixo na área central de Bagé causa um pequeno, mas considerável, problema.
      Muita gente, ao chegar em casa perto do meio-dia, não consegue ter tempo suficiente de recolher o lixo e colocar nas lixeiras para o recolhimento dos caminhões. Isso porque os veículos passam mais cedo do que o horário previsto e divulgado (13h).
      Eu mesmo fui um que, hoje, ficou na mão. 

Lixo II
      Hoje encontrei na rua o vereador Augusto Lara (PDT), com quem bati um rápido bate-papo. Há alguns dias, um de seus assessores me contatou e passei uma ideia sobre como combater a sujeira causada pela própria população em locais públicos - não apenas o "churrio" de copos de cerveja e guardanapos de pancho na Avenida Sete, mas o hábito de deixar detritos em terrenos baldios ou próximo de arroios.
      Augusto gostou da ideia. E me convidou para conversar com ele. O que farei ainda esta semana.

Problema na rotatória
      Uma placa de Pare colocada no popular "Trevo do 21" preocupa os bons motoristas. Na verdade, são dois problemas. O primeiro é que lá não é um trevo e sim uma rotatória. Segundo é que a placa que deveria ter sido colocada é de "dê a preferência".
      No final da gestão de Dudu Colombo, algum cidadão decidiu por conta própria colocar uma placa de madeira, pintada a mão, dizendo "pare", no sentido de quem vinha pela Avenida São Judas em direção à rotatória. O problema é que a placa foi substituída por uma novinha em folha, mas equivocada para estar justamente ali.
      Nada que não possa ser resolvido. Mas que está errado, está.
      Aliás, aqui vai o que seria certo, tecnicamente, em relação àquele trecho:

      Antes que algum apressadinho de plantão coloque uma armadura, explico: essa é, sim, uma crítica construtiva.

Poda de árvores
      Depois de muito (mas bota muito nisso) tempo, hoje observei uma equipe de servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizando a poda de árvores na área central. Mais precisamente na Avenida Barão do Triunfo, entre Melanie Granier e Bento Gonçalves.
      Mais tarde, também observei uma viatura da SMAU recolhendo os galhos e ramos podados.
      Moral da história: se há boa vontade, o trabalho avança.

Sem sede fixa definida?
      A informação me foi passada por um ex-vereador petista. Tentei contato com o presidente do partido em Bagé, o ex-vereador Ruben Salazar, mas não consegui localizá-lo.
      No Cartório Eleitoral, perguntei onde estava localizada a sede do PT em Bagé. Indicaram-me a avenida Tupy Silveira, 1764. Como já sabia do fato, contestei. Argumentei que há algum tempo a sede não era mais ali (perto da Escola Silveira Martins) e que, pelo que sabia, seria na Avenida Marechal Floriano, próximo da Academia Viva Vida - embora sem uma placa de identificação. Não souberam me informar se o fato era verdadeiro - mas o ex-vereador petista me confirmou isso.
      A informação extraoficial que tenho é que os petistas, muitas vezes, reúnem-se onde era (ou é) o Escritório Regional do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, na Rua Gomes Carneiro. 
      Entretanto, oficialmente, confesso que sem confirmação não posso afirmar onde está a sede do PT em Bagé.
      Tão logo receba a confirmação, publicarei.

Injeção de ânimo
      A informação divulgada hoje à tarde de que o governo do Estado irá pagar os servidores estaduais até a faixa de R$ 8,1 mil não deixa apenas os funcionários públicos felizes.
      Os comerciantes também agradecem.
      Embora muita gente viaje ao litoral nesse período, quem não viajou e recebe "pingado", acaba tendo o problema do desequilíbrio nas contas, principalmente porque muitas vencem em períodos diferentes. 
      Mesmo assim, vale recordar que cerca de 5% dos servidores não vão receber neste dia 31 de janeiro.

Injeção de ânimo II
      Para encerrar, existe uma expectativa positiva em Bagé. E é no município.
      Fontes ligadas à Secretaria da Fazenda esperam um incremento a mais no pagamento de tributos pela visibilidade que o governo está dando às suas ações.
      - Em síntese, posso te dizer que as pessoas estão vendo mudanças positivas e se estimulam para pagar as contas. Não só isso: temos procura por gente renegociando dívidas, o que para janeiro é excelente, mesmo em um período de férias e com muita gente indo para a praia - relatou-me um funcionário da Sefaz.
      Se é verdade mesmo, os números vão dizer - e aparecer. E se for confirmado, quem ganha é o Município. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário