quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Um serviço deplorável



      Da mesma forma que o atendimento nas agências da Caixa é bom, embora a demanda enorme e a dificuldade para cumprimento da legislação do tempo de espera na fila dos bancos, não se pode falar o mesmo em relação aos canais de atendimento da instituição financeira.
      Recebi ao menos uma dezena de informações sobre a falta de boas condições nos serviços pelo fone 0800 726-2017, disponibilizado pela Caixa para mais detalhes sobre contas inativas do FGTS. Muita gente questionando as informações obtidas por terem mais contas de FGTS inativas que não aparecem no cálculo. 

Um serviço deplorável II
      Pois decidi testar o serviço por me enquadrar nesta situação. E o que as pessoas me relataram é exatamente o que acontece. No meu caso (não gosto de fazer relatos pessoais, mas é o que aparece para esclarecimento), tenho seis contas inativas. Destas, apenas duas aparecem. E as outras quatro?

Um serviço deplorável III
       Fiz exatamente como as informações que recebi e liguei para o 0800 destinado a essa finalidade. Para minha surpresa, a ligação cai. O tempo todo. A alegação é que todos os ramais estão ocupados. E mandam o cliente entrar no site da instituição financeira - pelo link http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/contas-inativas/Paginas/default.aspx. 
      Só que o link só oferece a mesma coisa. Você informa o número do PIS, se tem conta no banco e quer o depósito na conta e, de repente, aparece(m) a(s) conta(s) inativa(s). E você confia apenas na informação do banco. 

Um serviço deplorável IV
      Pelo site do FGTS, tive acesso aos extratos. Que, para minha surpresa, aparecem todos lá, como contas inativas. Todos. Voltei ao site da Caixa, procurei outras formas de comunicação, outros telefones 0800 para saber se conseguiria alguma informação. E absolutamente nada. Não há informação concreta, muito menos correta. O mesmo que leitores deste blog me relataram - alguns até enviaram os extratos e simplesmente não consta na relação de valores que tem a receber.

Um serviço deplorável V
      Então ficam perguntas no ar. Se os valores das contas inativas seguem sendo reajustadas, onde está o dinheiro? Se as pessoas não têm direito a receber, por que acontece isso? Se estão dentro da regra - com desligamento por justa causa ou por pedido do trabalhador até 31 de dezembro de 2015 - por que as demais contas inativas não aparecem na relação da Caixa?
      Para uma instituição financeira com uma credibilidade grande como a Caixa, é inadmissível deixar os clientes e trabalhadores numa situação como essa. A falta de transparência é o que pode haver de mais espúrio em uma relação da instituição financeira com a população. E a falta de esclarecimento também. Afinal, o banco está abrindo as portas mais cedo para dirimir dúvidas dos trabalhadores que tem direito a receber os valores - mas estoura sempre nas costas dos bancários. Se alguém desejar uma informação mais concreta, que enfrente a fila, espera uma eternidade mais 25 anos e reze para todos os santos e orixás para tentar uma explicação plausível. 

Agrotóxicos
      Um fato surreal e que preocupa os ambientalistas em Bagé.
       A preocupação de moradores com a pulverização de agrotóxicos em uma lavoura lindeira a 20 metros de várias residências, tanto do Loteamento parque quanto do Passo das Pedras chegou as autoridades municipais. 
      O receio da população do local era que o veneno, com o vento, fosse parar em diversas residências.

Agrotóxicos II
      O problema que os moradores não sabiam é da falta de uma legislação municipal sobre o tema para situações como a que foi encontrada. O avanço dos plantios dentro da área urbana do município é uma realidade. O problema já havia sido relatado a mim por agentes da Vigilância Sanitária.
      Devido à falta de legislação sobre o tema, não houve registro de ocorrência.

Agrotóxicos III
      Para piorar a situação, existe um projeto de lei de autoria do vereador Antenor Teixeira (PP) que estabelece limites para a pulverização.
      Entretanto, o projeto "estacionou" nas comissões legislativas da Câmara Municipal. E com isso, a proposta "caducou", sendo necessário recomeçar do zero em 2017.
      Mas o assunto vai voltar à tona no Legislativo. 

Oratória
      Ainda se acostumando com a função de vereador, Luís Alberto Gonçalves Silva (Chico), vereador do PSB, tem se destacado em suas manifestações na tribuna da Câmara no período das sessões da Comissão Representativa.
      Ex-presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município, Chico leva à tribuna o tom dos causídicos em suas manifestações. A oratória do parlamentar é conhecida no meio jurídico.
      E começa a chamar atenção, também, no Legislativo. Não raro muita gente presta atenção em suas manifestações. Diferente de outros, muitas vezes interrompidos por cochichos e conversas durante o uso da tribuna. 

Trabalho em silêncio
      Embora a visibilidade do trabalho recaia sobre os gestores, uma verdadeira "formiguinha" recebe publicamente o carinho de colegas na nova equipe da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional de Bagé.
      Trata-se de Omar Soares, coordenador do Departamento de Conservação Escolar da Secretaria. Com um jeito simples, discreto e eficiente, o trabalho de Soares vem ganhando elogios pelo atendimento às escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil em redes sociais. Claro, é citada a SMED - mas grande parte do mérito se deve à presteza no atendimento das solicitações realizadas pelas equipes diretivas.
      Ex-diretor da Escola Mallet, Soares sabe na prática as dificuldades enfrentadas pelos gestores. E não tem medo de ele mesmo colocar a mão na massa no atendimento a demandas específicas das escolas. O elogio de colegas da Secretaria também é perceptível. Ele apenas não gosta de aparecer. 
      Mas, por uma questão de justiça, está aqui neste blog.


Deputados presentes
      Luiz Fernando Mainardi (PT) e Afonso Hamm (PP) estarão juntos em um evento, amanhã, em Bagé.
      Ambos participam do Ato em Defesa dos Funcionários Públicos e contra as Privatizações, marcado para as 19h, na Câmara de Vereadores.
      Embora as ideologias bem distintas, o assunto une ambos.
      Nâo consegui confirmar se o deputado Luís Augusto Lara (PTB) estará presente, mas sei que houve o convite para o parlamentar foi feito.

PT quer ressurgir
      Um grupo de petistas com história dentro de Bagé quer a retomada do partido. 
      Lideranças estão tendo reuniões frequentes no antigo escritório regional do deputado Luiz Fernando Mainardi.
      O grupo sabe que haverá a eleição para o Diretório e Executiva do partido, o chamado Processo de Eleições Diretas (PED) em abril. Aliás, seria em março e foi adiado.
      Um dos objetivos é estabelecer uma sede - informação publicada por este blog e confirmada por integrantes do PT.
      Um dos pré-candidatos será Flavius Dajulia Borba, que já presidiu o PT em Bagé.
      E há outros interessados também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário